terça-feira, 29 de maio de 2007

Lucas

Lucas, o único autor não judeu de todo o Novo Testamento, médico e não era um apóstolo de Jesus. Lucas foi um apaixonado por Jesus e seus feitos. O início de seu evangelho, nos mostra que Lucas fez um trabalho investigativo a cerca da vida de Jesus, conversando com aqueles que presenciaram e vivenciaram os fatos, para narrar à Teófilo, não se sabe dele, além do que Lucas trata, a maneira como Lucas se refere a Teófilo, nos leva a crer ser homem de grande importância e cristão, interessado em saber mais de Jesus. O livro que leva seu nome foi escrito entre 60 e 65 d.C.

Prezado Teófilo,
Tendo, pois, muitos empreendido pôr em ordem a narração dos fatos que entre nós se cumpriram, segundo nos transmitiram os mesmos que os presenciaram desde o princípio e foram ministros da palavra, pareceu-me também a mim conveniente descrevê-los a ti, ó excelentíssimo Teófilo, por sua ordem, havendo-me já informado minuciosamente de tudo desde o princípio, para que conheças a certeza das coisas de que já estás informado (Lucas 1 : 1- 4 ).

O livro de Lucas nos dá uma visão de "primeiro amor", ele é entusiasta ao apresentar Jesus como o Salvador, é veemente ao dizer que a salvação é para todos.

Lucas dispensa especial atenção à mulher e aos relacionamentos familiares. Conta com detalhes os nascimentos de João Batista e de Jesus, do desentendimento entre as irmãs Marta e Maria. Oferece relatos que facilitam o entendimento a cerca de Isabel e de Maria, e de várias outras mulheres que fizeram parte da história e muito têm a nos ensinar.

Lucas nos mostra de maneira única que Jesus é a expressão da graça redentiva de Deus. Ele fala sobre a necessidade do arrependimento.

e, em seu nome, se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém (Lucas 24:47).

Lucas também escreveu o livro de Atos dos apóstolos. Ele viajou com Paulo e muitos se confundem quanto a autoria do livro de Atos por em muitos momentos Lucas usar o pronome "nós" em sua narrativa, mas o ínicio do livro de Atos nos tetifica autoria do mesmo por Lucas.

Fiz o primeiro tratado, ó Teófilo, acerca de tudo que Jesus começou, não só a fazer, mas a ensinar, até ao dia em que foi recebido em cima, depois de ter dado mandamentos, pelo Espírito Santo, aos apóstolos que escolhera; aos quais também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas e infalíveis provas, sendo visto por eles por espaço de quarenta dias e falando do que respeita ao Reino de Deus (Atos 1:1-3).

Que possamos ser como Lucas, ter como ele, o prazer de divulgar os feitos do Cristo vivo, de sermos salvos, de vivermos o Evangelho do Reino.

Um comentário:

TIO JUKA (Cabelereiro maluco) disse...

è interessante, como as pessoas ainda não se dão contas de que o mundo e as informações avançam e ninguem mais precisa acreditar em contos de fadas. Lucas medico, historiador e ateu, como pode ter falado de um amorque ele proprio não sentia, apenas descrevia o que as pessoas falavam, e assim como este mesmo povo negou a Jesus con toda certeza esse mesmo povo, falou coisas que nem existiram. por exemplo os dicipulos adandaram com Jesus e Lucas que nem o conhecia foi o unico que narrou uma historia de quando ele tinha doze anos, faça-me favor, as pessoas acreditam no que o Rei Constantino de Roma Editou..em pleno seculo 21