quarta-feira, 30 de maio de 2007

Eu Mulher

O Eu Mulher é uma série que tratará de assuntos pertinentes ao universo feminino e que dará aos homens uma noção deste complexo mundo . Espero que gostem!

O Jornal Hoje fez uma matéria sobre TPM (tensão pré-menstrual). Resolvi então abordar o assunto no Eu Mulher, dando início a essa série. Como achei a máteria vaga, busquei mais informações a cerca desta doença.
Na própria matéria o médico ginicologista entrevistado fala que a TPM é uma doença patológica reconhecida e que algumas mulheres, ao serem diagnosticadas, necessitam até de tratamentos com medicamentos controlados.

Normalmente a TPM, apesar de muito incoveniente, é tirada de letra pela mulheres, algumas nem sentem nada (sortudas elas), outras estão sempre a beira de um ataque de nervos, mas é uma doença que pode ser controlada se entendermos como "funcionamos".

No site do Dr Drauzio Varella existem dicas de uma especialista que são um achado. Vale a pena conferir, já que colocar aqui tornaria o post mais extenso do que já é.

E nada de dizer que crimes passionais são justificados pela TPM porque não são. Não perdemos a conciência ao estarmos na TPM, podemos até estar à flor da pele, mas totalmete concientes do que fazemos, e manter a calma é um exercício que o próprio mundo que vivemos, com ou sem TPM, nos obriga a fazer.

O Pastor Silas Malafaia disse em uma das suas maravilhosas pregações que o ciclo menstrual de uma mulher pode ser comparado as estações do ano; uma semana para cada estação, A primavera, quando tudo são flores, a líbido esta numa boa... o verão onde tudo esta numa ótima... o outono onde as folhas caem , o humor não é mais o mesmo, as cores vão sumindo... e o inverno, onde tudo está frio, dói, incomoda...

Isso se deve as oscilações homonais que temos durante todo o mês, somos um turbilhão de sobe e desce de homônios que não nos permitem uma constância.

Mas tudo isso pode ser controlado, se levarmos uma vida com hábitos saudáveis, regulando, sempre que possível, nossa alimentação; mantendo uma vida de comunhão com Deus, de joelho no chão , de oração, de quebrantamento, pedindo ao Espírio Santo que a cada dia nos mostre o que precisamos mudar..., podemos sim minimizar esses problemas. Eles existem, é um fato, já que foi diagnosticado, façamos a nossa parte para melhorar nossa convivência conosco e com as outras pessoas, tornando tudo bem mais agradável.

Aos rapazes fica o bom senso de entender o problema e colaborar para que essa jornada não seja uma jornada de um só, todo apoio é bem vindo.
E caso as dicas no site do Dr Drauzio não surtam efeitos, tentem essas:

Frases e procedimentos para sobreviver a uma mulher com TPM:

Perigoso: “O que tem pro jantar?”
Seguro: “Posso te ajudar com o jantar?”
Seguríssimo: “Onde você quer ir pra jantar?”
Superseguro: “Aqui, come esse chocolate.”

Perigoso: “Você vai vestir ‘isso’?”
Seguro: “Nossa, você fica bem de marrom!”
Seguríssimo: “Uau! Tá uma gata!”
Superseguro: “Aqui, come esse chocolate.”

Perigoso: “Tá nervosa por quê?”
Seguro: “Será que não estamos exagerando?”
Seguríssimo: “Vem, deixa eu te fazer um carinho...”
Superseguro: “Aqui, come esse chocolate.”

Perigoso: “Será que você devia comer isso?”
Seguro: “Sabe, ainda tem bastante maçã.”
Seguríssimo: “Quer um copo de vinho pra acompanhar?”
Superseguro: “Aqui, come esse chocolate.”

Perigoso: “O que você fez o dia todo?”
Seguro: “Espero que você não tenha trabalhado demais hoje.”
Seguríssimo: “Adoro quando você usa esse robe!”
Superseguro: “Come mais um pouco de chocolate.”

Até o próximo Eu Mulher

Nenhum comentário: