terça-feira, 22 de maio de 2007

Mateus

Mateus, o publicano (9.9; 10.3), chamado também de Levi, filho de Alfeu (Mc 2.14; Lc 5.27), o coletor de impostos a quem Jesus chamou e uniu ao grupo dos seus discípulos (10.1-4; Mc 3.13-19; Lc 6.13-16).

Tem-se afirmado que Mateus (Mt) é por excelência o Evangelho da Igreja. Escrito para instruir acerca de Jesus Cristo o novo povo de Deus, apresenta-se diante do leitor como um texto de estrutura basicamente didática.

Mateus escreveu especificamente para os judeus, os quais não acreditavam ser Jesus o Messias. O autor deste evangelho , escrito aprocimadamente entre 60 - 65 d.C, faz uma ligação entre o Velho e o Novo Testamento, onde ele enfatiza o cumprimento das profecias sobre a vinda do Messias por Jesus.

Neste evangelho encontramos, detalhadamente, o Sermão do Monte (MT 5 ,6 e 7) considerado a espinha dorsal do Evangelho de Cristo por conter ensinamentos claros e diretos do Mestre.

Não cuides que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que , até que o céu e a terra passem, nem um jota ou til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido (Mateus5:17-18)

Um comentário:

PROF. NEY VIANNA disse...

VOCÊ SEU ESPOSO ESTÃO DE PARABÉNS, PELA EXCELÊNCIA E QUALIDADE NA DIVULGAÇÃO DO EVANGELHO E DA PUBLICAÇÃO EXCEPICIONAL DAS MATÉRIAS E TEXTOS, QUE DE FATO NOS MOTIVAM E PRINCIPALMENTE NOS EDIFICAM.

QUE DEUS CONTINUE DERRAMANDO TODA SORTE DE BÊNÇÃOS SOBRE ESTA LINDA FAMÍLIA.

UM GRANDE ABRAÇO.

Ney Vianna
Secretário Ministerial
Igreja Batista Monte Horebe