segunda-feira, 21 de maio de 2007

Que ambiente você tem criado ao seu redor?

Homens e mulheres desejam fazer um bom trabalho.
Se lhes for dado o ambiente adequado, eles o farão.
Bill Hewlett

Tenho lido sobre ambiente propicio para crescimento de pessoas e produção de bons resultados. Em o Monge e o Executivo o autor usa a ilustração de um jardim para falar sobre ambiente, que se cuidarmos das necessidades do jardim, no tempo certo ele crescerá e virão as flores e os frutos. Ele ainda vai mais longe indagando se seria correto dizer que aquele que cuidou das necessidades do jardim foi quem o fez crescer e ser vistoso, produtivo...

Sábiamente o autor afirma que não somos responsáveis pelo crescimento das coisas na natureza, só Deus sabe como uma pequena semente se transforma em um frondoso carvalho, o que podemos fazer é criar o ambiente adequado para que o crescimento aconteça.

A criação desse ambiente depende de cada um de nós.

O bebê, desde o ventre precisa ser gerado em um ambiente saudável, precisa se sentir seguro, confiante e isso não acaba ao nascer, nem mesmo ao crescer. Todos nós , sem excessão, precisamos de uma atmosfera agradável.
Quem produz em ambiente hostil? Quem consegue fazer, mesmo que seja o básico, a sua parte ao ser anunciado um corte na empresa?

Funcionamos de acordo com o ambiente e evitamos estar em lugares que nos causam desconforto. Até para tratamento médico o ambiente tem que ser prazeroso, você precisa confiar no seu médico e ele precisa criar essa atmosfera que propiciará ao seu corpo as condições para que ocorra a cura.

Que ambiente você tem criado no seu lar? Que condições você tem dado para que a semente de Cristo brote e seja frondosa em sua vida? Como será conhecida a árvore da sua vida? Que tipos de frutos produzirão?

Ser "agricultor de vidas" requer de nós, tempo, perseverança, paciência, prudência e amor. Não um amor permissivo, mas um amor capaz de reconhecer as necessidades alheias e se propor a saná-las como se fossem suas, veja que são necessidads e não vontades. è necessário adubar, enxertar, gastar tempo para que no tempo devido vejamos frutos, mas não é só isso, também se faz necessário podar, e muitas vezes não é agradável, tornar o ambiente propicio, a princípio , pode não ser visto com bons olhos e sua plantinha pode murchar, mas se tuvermos paciência e cuidado, atentando para as suas necessidades ela florescerá.

Elogios são os adubos . E quem não gosta de receber um? Tem efeitos muito bons. Mas pensem no desastre que uma crítica, um comentário inoportuno ou mesmo uma bronca podem fazer. Todos são necessários, mas a maneira como são feitos é que determinará o resultado na produção do ambiente. Perde - se confiança e prestígio em uma palavra mal dita. Pode- se regredir muito com uma crítica mal colocada.

Se alguém entre vós cuida ser religioso e não refreia a sua língua, antes, engana o seu coração, a religião desse é vã. A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e guardar-se da corrupção do mundo (Tiago1:26-27).

Se observamos o versículo de Tiago veremos que ele atenta para o cuidado no falar e nas necessidades das pessoas. A bíblia trata em diversos versiculos sobre o cuidado no falar.

Favo de mel são as palavras agradáveis, doçura para alma e saúde para os ossos (Provérbios 16:24)

Oremos para que o Senhor nos dê sabedoria no falar, que nos leve a conhecer e viver o amor agápe que é o amor sem nada pedir em troca, o amor incondicional, o amor que Ele tem por nós, o amor que levou Jesus a morrer por nós. Que o Espirito Santo possa nos levar a reflexão do que temos sido e do que poderemos ser nos caminhos do Senhor. Nos conduza a contrução e vivência de um ambiente saudável para nós e todos que nos cercam, que não sejamos nós os primeiros a ter, mas os primeiros a ser. Para que possamos criar o ambiente certo para que Aquele que nos criou possa fazer nossa árvore ser reconhecida pelos bons frutos que produzirá.

Mas nós que somos fortes devemos suportar as fraquezas dos fracos e não agradar a nós mesmos. Portanto, cada um de nós agrade ao seu próximo no que é bom para edificação. Porque também Cristo não agradou a si mesmo, mas, como está escrito: Sobre mim caíram as injúrias dos que te injuriavam. Porque tudo que dantes foi escrito para nosso ensino foi escrito, para que, pela paciência e consolação das Escrituras, tenhamos esperança. Ora, o Deus de paciência e consolação vos conceda o mesmo sentimento uns para com os outros, segundo Cristo Jesus, para que concordes, a uma boca, glorifiqueis ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo (Romanos 15: 1 -6).

Um comentário:

Rodrigo Amaro disse...

Meu amor, cada dia mais você me surpreende, com sua facilidade em escrever e expor suas idéias. Estou orgulhoso de você. Parabéns por mais um ótimo texto!