quarta-feira, 6 de junho de 2007

Atos

O quinto livro do Novo Testamento foi escrito entre63 e 70 d.C por Lucas, o médico amado, afim de fazer conhecer osurgimento e o crescimento da igreja e o mover do Espiríto Santo que foi derramado por Deus após a subida de Jesus aos céus em cumprimento a promessa feita pelo próprio Jesus

Se me amardes, guardareis os meus mandamentos.
E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco e estará em vós.
Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós (João14:15-18).

E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouvistes. Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.

Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel? E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder. Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra (Atos1:4-8).

Lucas fala no livro de Atos sobre a conversão de Saulo, que antes era um árduo perseguidor dos cristãos, e que após um encontro pessoal com Jesus, converteu-se e tornou-se um árduo propagador do Reino de Deus.

Em Atos encontramos a base da igreja

E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. Em cada alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. Todos os que criam estavam juntos e tinham tudo em comum. Vendiam suas propriedades e fazendas e repartiam com todos, segundo cada um tinha necessidade. E, perseverando unânimes todos os dias no templo e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar (Atos 2:42-47).

Atos tem vários personagens, foca-se os apóstolos e por isso o livro escrito por Lucas recebeu esse nome, que não foi dado por ele, mas pela igreja do século II. Atos é ainda uma conexão dos Evangelhos com as Epístolas (cartas), a vida de Cristo e a vida da igreja.

Jesus reafirma sua volta:

Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós(João 14:18)
Ele voltará por você!!!!!!!

Dediquemos o nosso tempo a leitura da Bíblia para que tenhamos nosso encontro pessoal com Deus e possamos abreviar a volta do nosso Senhor.

Um comentário:

Rodrigo Amaro disse...

Esposinha, vc tem q atualizar o blog! Seus fãs estão esperando anciosamente, eu o primeiro da fila!!! Beijos, te amo!