quarta-feira, 2 de maio de 2007

O texto motivador do blog

Líder ou chefe? Autoridade ou autoritarismo?

Todos nós exercemos um tipo de liderança ou será chefia. Convido a refletirem sobre isso no dia de hoje.

Estou lendo um livro que me levou a pensar muito nessa questão (O monge e o executivo - Uma história sobre a essência da liderança - James C. Hunter) Ainda não acabei de ler, ou melhor, mal comecei, mas me apaixonei pelo estilo. De linguagem fácil e muito interessante, o autor coloca a definição para liderança, poder e autoridade: Liderança - "É a HABILIDADE de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados para o bem comum."

Poder - "É a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer."

Autoridade - "A habilidade de levar pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influência pessoal."

O autor diz ainda que GERENCIAMOS coisas e LIDERAMOS pessoas. Um conceito bastante interessante, afinal quem de nós já havia parado pra pensar nisso. Normalmente temos uma educação onde o pai e a mãe falam e os filhos calam a boca, onde se cresce com revolta por ter sido obrigado a fazer coisas que não queríamos, prometendo não fazermos a mesma coisa quando tivermos nossos filhos e... é verdade nos pegamos agindo da mesma maneira, muitas vezes ao invés de respeito conseguimos o medo das pessoas e exercemos sobre elas poder e esse poder alimenta o nosso ego. Muita gente diz:"Não nasci para ser mandado" outros ousam usar a palavra de Deus de maneira deturpada e dizem: "Deus me pôs por cabeça." E desta maneira vão "justificando" atos e devaneios. Criam seu próprio mundo e se colocam em posição inatingível. Confesso hoje ter sentido uma dor "na boca do estômago" me peguei pensando em como sou autoritária, o quanto acho estar sempre com a razão. E como dói reconhecer que está errando! Parar para fazer auto-análise dá trabalho, te faz repensar seus conceitos, e muitas vezes te faz admitir o que você tentou esconder de si mesmo por muito tempo. E mudar de atitude é como dilacerar um membro do próprio corpo. Claro que não se muda da noite pro dia, mas se você reflete, reconhece e se arrepende, pedindo ao Senhor Jesus que te ajude nesta jornada de luta de você contra você mesmo, a vitória é certa.

Pai, mãe, marido, esposa, professor, líder de departamento ou líder espiritual. Seja a posição que for a que ocupamos, estamos nela para cumprir um propósito de Deus para as nossas vidas e as de outras pessoas que convivem conosco. Dependemos um do outro e todos nós dependemos da Graça e Misericórdia de Deus. Sejamos, portanto líderes em nossa função diária, influenciadores, capazes de fazermos a diferença; agentes transformadores, propagadores do evangelho vivo e verdadeiro de Cristo Jesus, que foi e é quem mudou e muda a cada dia a minha vida e pode fazer por você o que fez e faz por mim.

Que nós possamos deixar de gerenciar as pessoas, de impor nossa vontade, de dar jeitinho para conseguir o que queremos, de passar por cima de tudo e de todos e principalmente, de fazer “birra” quando não acontece da maneira que nós planejamos.

Jesus Cristo influenciou e influencia até hoje pessoas no mundo inteiro. Esse é o meu líder! Que lembrança você tem dos líderes de sua vida? Como você quer ser lembrado ao ter “liderado” a vida de alguém?

Que o Espírito Santo possa tocar o seu coração e trazer mudança de mente como tem trazido a mim.

A Paz do Senhor a todos .

Monique Amaro

09/03/2007

Este foi o texto que fez com que meu maridinho tivesse a idéia de eu ter o meu blog, ele chegou a citá-lo em seu blog O único Caminho avisando que se não criasse um blog para publicá-lo ele mesmo postaria. Então está ai, marido! Pra você o meu obrigada pelo incentivo e apoio. Te amo!

Nenhum comentário: